"BEM AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS"

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Dualidade


Suponha que alguém lhe pergunte: Quem é você?

O que você responderia?

Certamente você responderia: "Eu sou (fulano)!"

Perceba a unidade dessa resposta. "Eu sou", não existe duas faces, dois lados, duas partes, duplo sentido, duas pessoas. "Eu sou" é uma resposta da unidade.

Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" , "Antes que Abraão existisse Eu Sou", "Eu Sou a luz do mundo". Respostas diretas de sua consciente unidade com Deus.


Observe que tudo o que nos retira dessa unidade com Deus, nos traz aquilo que não queremos ou aquilo que perseguimos, ou seja, estamos sempre buscando ou repudiando algo, sempre vivendo ilusoriamente na dualidade. Por exemplo, quando procuramos entender a saúde, usamos como referência a doença, quando tentamos justificar o mal dizemos que é ausência do bem, quereremos a coragem da luz, mas vivemos com medo da sombra, queremos o sucesso por medo do fracasso, acreditamos que amar incondicionalmente é não ter ódio por ninguém etc. Estamos sempre em dois pólos, em dupla referência e esse é o nosso derradeiro e enganoso caminho para a permanência no impermanente ilusório.


Quando algo de errado surge, tentamos buscar culpados, e quando olhamos para nós mesmos e chegamos ao ponto de admitir a própria culpa, ficamos buscando o perdão, para depois errar de novo, muitas vezes o mesmo erro, e recorrer novamente ao perdão, é um verdadeiro ciclo vicioso.


Deus é, e Ele não vê através da dualidade. Em Salmos 139:11-12 está escrito o seguinte: "Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para a ti a mesma coisa". O salmista mostra que Deus não vê a dualidade da consciência material, Ele vê através dela, porque é único, Onipotente, Onisciente, Onipresente. "...há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos;" ICor 8:6. "Deus é luz e nele não há trevas nenhumas." IJoão 1:5. Não há dualidade em Deus, apenas unidade. "Eu e o Pai somos Um" João 10:30. Essa consciência de unidade fez Cristo ser e demonstrar a luz da Verdade.

"Procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos." Efésios 4:3-7. A compreensão da Unidade liberta o homem das amarras da dualidade.


1 comentário:

  1. Tem razão Alê. A vida ( ilusória) é feita de dualidade e a gente se vê tão inserida nela que até mesmo para a libertação da nossa consciência mental para o que é a verdadeira Vida, nos pegamos dizendo que é preciso ter tempo. Tempo para entender, para praticar, para refletir, para buscar....e é aí que ao menos está uma Luz, a Busca.A chama acesa de que temos um "olhar" e uma sensação diferenciada desta ilusão vivida e que por mais que ainda possamos repetir a famosa frase "....eu sei disso, mas é difícil por em prática..." estaremos no caminho para o entendimento....

    ResponderEliminar